Melasma: meu tratamento e resultados.

Em 15 fev 2017 - Por Patrícia Alves

Resolvi escrever esse post para dividir com vocês a minha experiência com o melasma. Não trata-se de jabá, nem publipost. É que eu gostei tanto do produto, que quis vir compartilhar com vocês! Eu sempre tive sardinhas, daí que elas por “vontade própria”, resolveram se unir e escureceram. Surgia aí mais uma vítima do melasma, euzinha. Para quem não sabe, o melasma é uma hiperpigmentação (depósito de melanina) em determinadas áreas do rosto e o resultado, é o aparecimento de manchas escuras na testa, nariz, buço, bochechas, têmporas. Uma das principais causas do melasma, é a exposição ao sol. E ele é muito comum de aparecer nas gestantes. Uso de anticoncepcionais também pode causar melasma.

Por deixar a pele do rosto manchada, com aparência “suja”, cansada e até mesmo dando impressão de mal cuidada, o melasma me aborrecia muito. As manchas estavam me incomodando tanto, que eu estava usando base alta cobertura TODOS os dias. Eu tinha vergonha de sair de casa sem make, virei refém da pele manchada. Diante disso, resolvi tomar uma atitude. Fui à dermatologista que me indicou o uso Melan-Off, da Adcos.

 

Meu rosto repleto de manchas. Testa, buço, bochechas. Que terror!

       

  

A orientação da dermatologista foi de usá-lo nos locais das manchas à noite, antes de dormir, já com e pele limpa e hidratada. E assim o fiz (e ainda estou fazendo). Comecei o processo no início de Janeiro/17. Ainda não terminei o tratamento, mas minha pele já melhorou significativamente, a ponto de um simples filtro solar com cor, ser o suficiente pra uniformizar a pele. Me libertei da obrigação de ter que sair somente com base de alta cobertura, minha auto estima melhorou muito!

Após o início do uso do produto, notei que minha pele ficou mais viçosa, hidratada e uniforme (ainda estou no caminho para alcançar a pele que tanto desejo). Eu tenho pele oleosa e não notei aumento da oleosidade com o uso desse produto.

Dica valiosa pra quem tem melasma: use sempre filtro solar! Evite contato direto com o sol, pois as manchas de melasma voltam com a exposição aos raios UV, inclusive de luz artificial.

 

Fotos atuais, após mais ou menos 30 dias usando o produto.

  

Nítida a melhora, né?

Pra quem não conhece, o Melan-Off é um creme clareador da Adcos, que é uma marca de dermocosméticos super conceituada por se preocupar em desenvolver produtos específicos para a pele da mulher brasileira, ou seja, a Adcos tem total expertise justamente naquilo que necessitamos. O Melan-Off tem a função de uniformizar a pele e retirar manchas, basicamente. O mais interessante é que ele pode ser usado de dia ou a noite, pois não é fotossensível (grande vantagem)!

Mas atenção: durante o tratamento, a pele vai ficar vermelha, irritada, formar uma casquinha e vai descascar, o que é normal. Não puxe as casquinhas que se formam. Apenas lave o rosto, como de costume, que elas vão saindo aos poucos. Eu evitei maquiagem nesses dias de pele mais sensível e com descamação.

Anteontem, quando postei sobre esse assunto lá no Instagram (aliás, me segue lá no @achadinhosdapaty), surgiram algumas dúvidas, que compartilho com vocês logo aqui embaixo:

  • Se o produto pode ser usado no verão: pode.
  • Se vende em drogarias: creio que não, só em lojas próprias da Adcos e no site da marca. Em BH, Vocês encontram Adcos no Diamond Mall, BH Shopping, Pátio Savassi, Shopping Del Rey, Lourdes (Rua Curitiba, 1506) e ItaúPower Shopping. 
  • Preço: R$ 180,00 AQUI (no mês do seu aniversário, solicite desconto de 10% na loja física).
  • Se usei em todo o rosto, ou somente nas manchas: somente nas manchas.
  • Se serve para sardas/acne: não sei. No meu caso, usei apenas para o melasma com indicação médica. 

ANTES E O DEPOIS

Na foto acima, estou de cara limpa, sem maquiagem, sem filtro. Exatamente para mostrar a efetividade do produto. Vida real minha gente. Engana-se quem pensa que vivemos sempre no glamour hehehe.

 

Minha opinião é que vale o investimento no Melan-Off. Apesar do preço, o produto rende bastante, usei apenas meia bisnaga (que vem com 30g) em pouco mais de um mês. A diminuição das manchas do melasma são visíveis. Claro que o efetivo resultado vai depender da sua disciplina ao aplicar o produto, bem como da profundidade das manchas. No meu caso, ele adiantou bastante. Aprovado!

Comentários

  1. Camila
    23/06/2017 às 09:25

    Olá!!! Tudo bem? Olha, venho “pelejando” com esse melasma há anos. Por último agora usei um ácido que clareou muito, fiquei maravilhada!
    Mas tive que viajar para um lugar que era verão então dei uma suspendida no uso. Não fiquei um único dia sem protetor, tive o maior cuidado, não me expus ao sol diretamente. E mesmo assim o melasma voltou todo e ainda pior, muito mais escuro! 🙁 Efeito rebote total. Fiquei arrasada.
    Hoje, pesquisando na internet outras soluções me deparei com as suas fotos de antes e depois. Fiquei animada e resolvi experimentar esse produto.
    Como você escreveu esse post há alguns meses, resolvi te perguntar como está se comportando sua pele desde que você tirou essas fotos? Continua assim limpinha, sem manchas? Melhorou ainda mais? Não teve rebote?

    Muito obrigada por compartilhar.

    Bjo

    • Patrícia Alves Patrícia Alves
      23/06/2017 às 21:23

      Oi Camila, muito bom seu comentário! Infelizmente, como você deve saber, o melasma não tem cura. Então essa ida e volta dele, vai acontecer sempre. As manchas somem e reaparecem. O que podemos fazer é tentar retardar essa volta. Logo após esse tratamento com o creme que descrevi no post, iniciei outro procedimento, dessa vez com laser e até agora as manchas não voltaram e estão diminuindo mais. Espero ter ajudado! 😘

  2. Beth
    17/09/2017 às 11:05

    Comecei um tratamento em abril, faz 2 meses que fiquei totalmente livre melasma com peeling ácido retinóico creme clareador noturno e laser led azul feito clínica dermatologista Dra. Patricia Cobianchi de Lorena SP uso protetor solar Ada Tina infravermelho e vou fazer última sessão peeling com laser led azul. Minha pele não arde mais e nem escurece as manchas neste calor horrível , centenas de pessoas já fizeram este tratamento e nunca mais o melasma voltou. Acho que este tratamento é o único que resolve. O led azul deixa a pele clara sedosa e acaba também com as espinhas. Quem já fez tratamento e ler este post poderá confirmar

  3. Geovana
    24/10/2017 às 15:52

    Ei tbm sofro com melasma e já fiz vários tratamentos com ácidos, qual laser vc usou? Estou querendo muito começar um tratamento com laser, acho q pode ser mais eficiente

    • Patrícia Alves Patrícia Alves
      24/10/2017 às 20:57

      Usei o Spectra. Infelizmente meu melasma voltou. Vou iniciar agora um tratamento intradérmico e espero que dê resultado! Chama intradermoterapia.

  4. Meiryane
    28/10/2017 às 15:05

    Olá Patricia. Fiquei super animada com sua dica sobre o produto da Adcos para clarear melasmas. Mas vc disse que voltaram as manchas e agora está tratando com o laser. Minha dúvida é: Porque não usou novamente o Mellan Off da Adcos? Agora estou na dúvida se compro. Por favor compartilhe com a gente o porque da mudança de tratamento. Obrigada.

    • Patrícia Alves Patrícia Alves
      28/10/2017 às 18:46

      Oi Meiryane! Coincidentemente essa semana fui noutro dermatologista e ele me esclareceu que alguns cremes promovem o clareamento rápido, o que contribui para o famoso e temido efeito rebote. E foi isso aconteceu no meu caso, tanto com cremes quanto com Spectra. Por isso não usei o Mellan novamente. Então agora, o médico sugeriu um tratamento intradérmico, com uma solução contendo ácido tranexâmico, associado a medicamento oral tb. Ainda não iniciei o tratamento, pq ele pediu alguns exames de sangue. Estou confiante!

  5. Ellen
    16/12/2017 às 13:43

    Lactantes podem usar?

    • Patrícia Alves Patrícia Alves
      16/12/2017 às 18:19

      Não sei informar. Sugiro que vc entre em contato com a Adcos e converse com seu médico pra uma melhor orientação.

  6. Nubia
    03/01/2018 às 19:38

    Gostei, apesar de sempre ter lutado com o meslasma desisti há muitos anos e me limito a usar filtro e maquiagem. Enquanto usou o melanoff vc fazia a rotina normal de limpar, tonificar e hidratar, de manhã e à noite?

    • Patrícia Alves Patrícia Alves
      09/01/2018 às 18:25

      Sim, eu mantive a rotina normal. Limpava, tonifivaca e hidratava pela manhã e pela noite. Eu não desisti, estou tentando o tratamento intradérmico agora e percebi melhora já na primeira aplicação.

  7. Marcelle de Paula
    07/01/2018 às 23:57

    Patty, conta pra gente sobre o tratamento intradermico.
    Espero que esteja sendo sucesso.

    • Patrícia Alves Patrícia Alves
      09/01/2018 às 18:29

      Oi Marcelle, estou registrando a evolução através de fotos e vou vir aqui no site postar, apesar dele estar desatualizado hehehhe. Mas adianto que já vi melboras nas manchas. E como eu percebi que esse assunto gera muito interesse, assim que o tratamento avançar mais, venho aqui postar como está a evolução. Enquanto isso vcs podem ir monitorando qualquer novidade pelo meu Insta , que tá bem atualizado. Bjs!!!

 

Deixe seu comentário